2 fatores essenciais para o Condomínio ser valorizado

2 fatores essenciais para o Condomínio ser valorizado

Um Condomínio é semelhante a uma empresa e o Síndico precisa conhecer os “bastidores” do cargo que lhe é confiado.

Resolver brigas de condôminos, consertar um cano estourado, contratar um jardineiro são tarefas cotidianas da atuação do Síndico mas para uma “empresa” crescer, melhorar, agregar valor ela precisa de 2 grandes fatores e que na maioria das vezes são omitidos:

– planejamento

– prevenção

 

O PLANEJAMENTO é a base de um Condomínio organizado. É preciso fazer um planejamento em vários aspectos da vida condominial, mas principalmente do financeiro e do estrutural.

O planejamento permite ao Condomínio ter tranquilidade quando possuir 40, 60 anos de existência e não gerar nenhuma surpresa (principalmente financeira) aos seus condôminos. O que muitas vezes não ocorre.

Um Condomínio de várias décadas possui estrutura que demanda um alto valor para realizar sua manutenção, como exemplo a troca de toda a tubulação hidráulica e elétrica, ou então a fachada externa que está completamente desgastada, ou até mesmo seus elevadores muito antigos que precisam de trocar.

A atuação do Síndico deve ir além do cotidiano para que no médio e longo prazo os condôminos tenham tranquilidade e bem estar.

 

A PREVENÇÃO vem junto com o planejamento que é o momento de atuar sempre projetando evitar e/ou reduzir os problemas futuros.

Dentre as prevenções existe a prevenção estrutural que é a mais visível pelos condôminos, como falado acima. Mas uma delas que influencia bastante na vida condominial é a assessoria jurídica.

Um Síndico que trabalha de modo preventivo prova:

– redução de altos custos com ações judicias, com contratos mal elaborados, com problemas com o Estado, e até mesmo com depredações e/ou indenizações de condôminos ao Condomínio.

– redução dos problemas

– redução de ações judiciais

– quando aparece o problema ele é bem mais facilmente solucionado tendo em vista toda a organização de documentos, comprovantes e provas

– consultoria gera tranquilidade, organização, transparência e eficiência

 

São muitos os fatores que envolvem o Condomínio e é preciso que o Síndico atue hoje.

Como diz o velho ditado: “é melhor prevenir que remediar”.

Ficou alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários e em nosso email: contato@cpladvogados.com.br

 

Camila Lino Pereira Proença. Advogada. Pós-graduanda em Docência especializada no Ensino Jurídico. Especialista em Direito Condominial e Direito do Consumidor (Indenizações Aéreas). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *